13 de dezembro de 2012

SETEMBRO TEM A CAPOEIRA DE TANABI EM DESTAQUE




Da esquerda pra direita: Monitor Grafitt, Prof Lagartixa,
Prof Altair, CM Marcelo Finco, Prof Fabio
Este mês a capoeira de Tanabi colocou nossa cidade em destaque em toda região! Ao começar pela “Semana da Cultura e Feira do Artesanato”, no dia 07 promovendo oficinas culturais onde toda a comunidade teve acesso a nossa cultura popular tradicional, tendo um dos personagens em grande ascensão no mundo da capoeira o Prof Marcelo Finco, que veio nos ajudar nessa caminhada discorrendo um pouco do que o mundo da capoeira tem a nos mostrar, tendo a aderência de capoeiristas de toda a região como da cidade de Poloni com o Mestre Tatu e seus alunos, Votuporanga com o Instrutor Higor e alunos, Neves Paulista com o Mestre Jairo e alunos, São José do Rio Preto com o Prof Lagartixa e toda equipe, Prof Fabio e alunos, Ibitinga com o Monitor Grafite com toda galera. Foi Tanabi entrando definitivamente no mapa do mundo da capoeira! No dia 14 tivemos a participação da cidade de Catanduva com o Professor Furacão com sua equipe, este que é bi campeão mundial no Muzenza Fight, vice campeão mundial de artes marciais e vencedor invicto das 7 versões dos jogos Regionais do Interior e supervisor regional do Grupo Muzenza de Capoeira, veio mostrar aos nossos que a Capoeira somada a dedicação, respeito e disciplina pode transformar e gerar renda com a profissionalização da mesma.
Fator que considero importante ressaltar que é a Capoeira em ascensão em todo quadro nacional, haja vista dia 18 esteve no Senado Federal onde ocorreu o Ciclo de Debates Pró-Capoeira: Regulamentação, Salvaguarda e Incentivo à Atividade da Capoeira.

“A proposta é contribuir para a salvaguarda e promoção da atividade no Brasil e no Mundo. De acordo com Alexandro Reis, diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro, a preservação desse patrimônio demanda o seu reconhecimento enquanto profissão. “A sua regulamentação se
configura como um importante passo para a valorização dos mestres e praticantes que reivindicam tratamento profissional”, explica.
No Senado Federal tramita o Projeto de Lei da Câmara nº 31 de 2009, cujo objetivo consiste justamente no reconhecimento da atividade de capoeira. O referido projeto releva a prática da capoeira como profissão, na sua manifestação como dança, competição ou luta. Segundo Reis, a capoeira é um vetor importante da cultura e pode se tornar também da economia do Brasil.” (www.palmares.gov.br)

No dia 23 o nosso já consagrado Mestre Acorsini, esteve na Cidade de Poloni onde foram realizadas varias homenagens ao grande trabalho do Mestre, recebendo varias honrarias de todo o publico da capoeira por ser o grande “desbravador” de nossa região, responsável pela propagação da mesma.
Somos todos gratos por levar este legado deixado pelo ilustre Mestre em nossa cidade!
Evento do Mestre Tatu em Poloni 2012
Ainda temos evento em São José do Rio Preto do Grupo Sol da Liberdade no dia 28 no Teatro Municipal Nelson Castro e no dia 30 na cidade de Mirassol com o Grupo Origem Brasil no Salão Paroquial da Paróquia Santa Luzia onde estaremos presentes representando nossa amada Tanabi com a sua Capoeira.
Gostaríamos de agradecer a Secretaria da Educação e Cultura que nos deu grande apoio para esta jornada, a Secretaria de Esporte Lazer e Turismo, ao Fundo Social de Solidariedade, ao Ponto de Cultura Raízes Culturais, ao Centro de Inclusão Digital, a Primeira Dama Gláucia que nos proporcionou todo o suporte durante as festividade da “Semana da Cultura”, a toda a Administração Municipal e de maneira muito especial ao pais e alunos que tornaram tudo isso realidade. Graças ao bom Deus encontramos verdadeiros malungos nesta caminhada e hoje só temos que agradecer, OBRIGADO A TODOS POR ACREDITAR EM NOSSO TRABALHO E TORNAR TUDO POSSIVEL! 
Prof Altair




Nenhum comentário:

Postar um comentário